Naomi Klein sobre a mudança climática: “uma crise desta proporção muda tudo”

Do The Ecologist:

Para a ensaísta e ativista Naomi Klein, o fracasso coletivo mundial de combate à mudança climática se resume a um grande problema: o choque entre o que é preciso ser feito para combater a mudança climática  e o poder corporativo fortalecido por uma ordem mundial neo-liberal triunfante. Nesta entrevista a Oliver Tickell, editor da revista The Ecologist, Klein defende que, depois de décadas de indecisão governamental, é hora de a sociedade civil se unir e construir um movimento radical pela ação climática.

Naomi Klein, ativista social, escritora e agora ativista ambiental, não é universalmente popular – mesmo entre os grandes grupos conservacionistas. Para ela, algumas das principais ‘big green” (grandes entidades ambientalistas) passaram a refletir os valores das corporações de cujo dinheiro passaram a depender – incluindo empresas que tentam fazer “greenwash”, ou seja, maquiar de verde seus negócios sujos.

Mas quando ela fez uma palestra recentemente em Oxford foi extremamente bem recebida pelo público, que se acotovelava nas galerias. A equipe do Teatro Sheldonian, o famoso salão cerimonial do século 17 da Universidade, disse que nunca tinha visto um palestrante ser recebido com tamanho arrebatamento por um público que é normalmente cínico e refratário.

Para o editor da The Ecologist, o novo livro de Naomi Klein, This Changes Everything, está repleto de histórias bem contadas, argumentos convincentes, idéias inspiradoras, provas irrefutáveis ​​- e promete ser um agente-provocador para a ação climática para os próximos anos.

Leia a reportagem completa (em inglês).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s